Como tirar manchas das roupas

07 de outubro de 2014.

Confira algumas dicas para remover vários tipos de manchas. Experimente e boa sorte!

- Batom: esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. É importante sempre lavar a roupa após o uso do álcool, pois do contrário ele pode acabar provocando novas manchas e também não deixe para secar ao sol.

- Bebidas Alcoólicas: esse tipo de mancha costuma sair com o uso do éter na maioria dos casos, porém faça isso em local ventilado pois o produto é forte e pode provocar mal-estar. Após, enxague com água e acima de tudo: nunca coloque a peça para secar sem que a mancha esteja completamente removida já que isso pode fazer com que ela grude ainda mais.

- Bolor: há duas dicas que podem servir. A primeira delas é adicionar álcool líquido sobre a mancha e esfregar o tecido. Já a segunda alternativa é misturar 5 colheres de água sanitária e duas colheres de produto de limpeza pesada e aplicar sobre a mancha esfregando devagar para em seguida remover essa mistura com água corrente e logo depois aplicar uma pasta feita com açúcar e água no local da mancha. Após três minutos da aplicação dessa pasta, você poderá lavar a roupa normalmente.

- Mofo: ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água;

- Café: manchas desse tipo podem se tornar permanentes, portanto se for possível lave a mancha imediatamente com água quente ou água fervendo. Uma segunda dica que pode ser eficiente é esfregar gelo na mancha até que esta desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada como forma de remover manchas de café. Porém, se a mancha estiver seca o indicado mesmo é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.

- Caneta esferográfica: aplique um pouco de álcool sobre a mancha e esfregue o local com chumaços de algodão, pois isso ajuda a remover o excesso da tinta. Caso não tenha álcool, você poderá usar vinagre ou acetona. Depois disso, lave a roupa manchada com detergente neutro ou sabonete e de preferência na mão, para que as fibras do tecido não estraguem. Repita os procedimentos quantas vezes forem necessárias para que a mancha suma.

- Coca-cola: lave a roupa o mais depressa possível usando água fria. Não lave com água morna ou quente porque isso acaba destacando a mancha ao invés de remover.

- Ferro de passar: coloque a área manchada sobre uma toalha e esfregue o tecido com algodão embebido em água oxigenada 10 ou 20 volumes, lavando-o normalmente e deixando-a secar normalmente. Ou anda você pode colocar maisena sobre a mancha e esfregar para a remoção.

- Ferrugem: essa também é fácil, é só colocar sal sobre a área da mancha e pingar gotas de limão. Esfregue um pouco a área da mancha e leve o tecido para secar sob o sol. Em seguida lave normalmente.

- Sangue: utilize água oxigenada 20 volumes para fazer a seguinte mistura: no próprio potinho do produto misture 9 potinhos de água para cada potinho de água. Aplique essa mistura na mancha e quando ela sair lave normalmente com água fria. Mas atenção! Tenha cuidado porque a água oxigenada pode provocar manchas brancas no tecido.

- Frutas: aplique leite fervente sobre o local da mancha e deixe por 24 horas. Após esse tempo lave normalmente.

- Gordura: coloque um papel absorvente embaixo da mancha e passar com ferro bem quente; Você pode também aplicar talco sem cheiro sobre a mancha e depois de algumas horas retirar o produto com uma escova. Caso a mancha não tenha saído com a aplicação do talco, derrame água quente sobre o local e depois lave normalmente.

- Graxa: nesse caso você poderá optar por usar margarina vegetal ou óleo de amêndoas, que são as aliadas para remover as manchas de graxas. Coloque um pouco de um destes produtos sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos, depois lave normalmente com água e sabão.

- Ovo: esse tipo de mancha requer atenção na hora de remover. Antes de lavar, use uma pasta feita com sal e gotinhas de água sobre o local afetado. Depois lave com água fria. Não use água quente, pois ela faz com que a mancha fique mais acentuada.

- Tinta a óleo: use solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.

Fonte de referência: http://www.mundodastribos.com/como-remover-manchas-de-roupas.html

 

Encarte de Ofertas

Rua Benjamin Constant, 1573 - Vila Lizabel   98015-262 - Cruz Alta - RS   Fone/Fax: (55) 3322.6941/3322.7626